domingo, maio 26

Com o novo Xbox, fica mais difícil emprestar jogo usado para amigo

Xbox One vai exigir conexão com a internet ao menos a cada 24 horas

A Microsoft quer que o Xbox One seja um centro de entretenimento interativo da casa, que tornará, di
A Microsoft quer que o Xbox One seja um centro de entretenimento interativo da casa, que tornará, diz a empresa, a TV mais inteligente e social
O lançamento do Xbox One, próximo console da Microsoft anunciado pela empresa nesta semana, deixou um monte de dúvidas, principalmente com relação aos jogos usados. Para resumir: ele não vai rodar jogos das versões anteriores do Xbox e vai mudar a cultura do jogo usado (emprestado ou revendido).

“Se eu estou jogando um disco instalado no hard drive do meu Xbox One, todos na minha casa podem ter acesso ao conteúdo do disco”, explicou o vice-presidente corporativo da empresa, Phil Harrison, ao site Eurogamer.

“Eu posso ir à sua casa, colocar o disco no seu console, entrar na minha conta, e nós jogamos. Se você deseja continuar jogando (na sua própria conta), então você terá que pagar por isso”.
“Os dados do jogo já estão no seu hard drive, então é só uma questão de entrar na nossa loja virtual e comprar o jogo, e ele estará instantaneamente disponível para jogar. Para jogarmos ao mesmo tempo, nós dois temos que ter o jogo. Isso não é diferente de como os discos operam hoje”, concluiu.
O que Harrison não comenta é que esse método, na prática, acaba com oempréstimo e a revenda de jogos como conhecemos hoje. A instalação do disco de jogo é atrelada à conta do jogador. Para que o mesmo disco seja jogado por outra pessoa, em outro Xbox One, é preciso pagar uma taxa pelo licenciamento do game para esse novo usuário.
O novo console da Microsoft também não rodará jogos de seu antecessor, o Xbox 360, lançado em 2005. Marc Whitten, executivo da companhia responsável pela rede Xbox Live, confirmou ao site The Verge que o Xbox One não terá a capacidade, chamada retrocompatibilidade. Whitten disse que o console é baseado em uma arquitetura diferente e que, por isso, games do Xbox 360 não funcionarão – seja em mídia física (DVDs) ou baixados da Xbox Live.

Online. O Xbox One vai exigir conexão com a internet ao menos uma vez a cada 24 horas, Harrison revelou ao blog Kotaku. Segundo ele, o console poderá ser utilizado com conexão ativa à internet, mas não vai interromper as partidas do jogador caso essa conexão se perca. Porém, depois de 24 horas, será preciso se conectar novamente para ativar algum tipo de verificação e fazer com que os games funcionem. “Há muitos dispositivos que precisam de internet para funcionar, e com o Xbox One não é diferente”. Novidades sobre essa necessidade de conexão devem surgir até o fim do ano, quando o Xbox One começa a ser vendido.

Jornal o Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário