quarta-feira, dezembro 11

PREFEITO DE ITABIRA RECEBE COMANDANTE 12º REGIÃO DA POLICIA MILITAR E DISCUTE AÇÕES

Na manhã de segunda-feira (09), o prefeito Damon Lázaro de Sena recebeu em seu gabinete o comandante da 12ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Jordão Bueno Júnior, e o comandante do 26º Batalhão da PM, tenente-coronel Júlio Maria Abílio Ferreira. Também esteve presente o Chefe de Gabinete Edilson de Magalhães Lopes. A instalação de câmeras de segurança em Itabira, a criação da Secretaria de Segurança Pública e Guarda Municipal foram os principais assuntos abordados durante o encontro. 
O prefeito disse que mais 25 câmeras de segurança serão instaladas na cidade, reforçando as 21 que estão em funcionamento. Coronel Bueno sugeriu a instalação de câmeras com fibra óptica: apesar do custo maior para aquisição, a manutenção é mais fácil e as imagens possuem maior resolução, podendo ser utilizadas caso haja solicitação da Justiça.
Edilson Lopes comentou sobre o convênio firmado entre a PM e a Vale para aquisição de veículos policiais para a cidade. Segundo o tenente-coronel Júlio Ferreira, uma base-móvel, sete motos e 12 viaturas serão recebidas pelo 26º BPM em breve para atender às cidades de Itabira, Barão de Cocais e Santa Bárbara. Damon Lázaro de Sena acrescentou que a Prefeitura também firmou convênio com a PM para aquisição de cinco viaturas: o processo de compra está em andamento e prevê-se que serão entregues no próximo ano.  
O prefeito também obteve informações para a implantação da Secretaria de Segurança Pública e a criação da Guarda Municipal. Coronel Bueno, que participou da implantação das guardas municipais em Alfenas e Diamantina, disse que “está disposto a contribuir dentro do que está previsto na profissão, pois as parcerias e o diálogo fazem parte da nossa missão”. Acrescentou que a competência da guarda é fazer a vigilância patrimonial (praças, escolas, postos de saúde e ginásios, por exemplo) e que devem ser avaliadas, entre outras questões, a quantidade de efetivo necessário conforme número populacional; como vai funcionar o processo seletivo para contratação dos profissionais e a previsão orçamentária para manutenção da guarda. Disse ainda que a PM pode oferecer treinamento àqueles que foram selecionados para integrar o grupo.

 Damon Lázaro de Sena também pediu apoio para que o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) seja instalado em Itabira, adequando-se as instalações onde atualmente funciona o Parque Belacamp para atender aos menores infratores. Edilson Lopes apresentou aos militares a planta do espaço indicado para o NAI: como a área é extensa, uma parte dela poderia ser cedida para instalação de um destacamento da polícia.
Outro ponto ressaltado pelo coronel Bueno é a importância de que o poder público municipal invista em ações de prevenção primária. “Isso evita que as crianças e jovens fiquem na rua ociosamente e tenham contato com as drogas”, afirmou. O prefeito e o Chefe de Gabinete destacaram ações que estão sendo desenvolvidas no município, como o planejamento para que novas escolas sejam construídas, o apoio às atividades esportivas e culturais e o incentivo para a criação da Coalizão Comunitária Antidrogas.

asnoticiasonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário