Em 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 7.173.574 inscrições confirmadas. Os números foram divulgados na sexta-feira, dia 7, por Aloizio Mercadante, do Ministério da Educação (MEC). De todos os inscritos – que havia sido de 7.834.024, 5.247.993 deles ficaram isentos do pagamento da taxa de R$ 35 e 1.925.581 efetuaram o pagamento. Para não pagar a taxa, o candidato precisa ter terminado o ensino médio em instituição pública ou comprovar que a renda per capita ao mês seja menor que um salário mínimo e meio.
As 660.450 inscrições não efetivadas correspondem ao índice de pessoas que fizeram a inscrição através da internet, mas não comprovaram a condição para ser isento da taxa ou não pagaram o valor.
Isentos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou que entre os candidatos isentos da taxa de inscrição 1.315.506 concluíram o ensino médio na rede pública e 3.932.487 possuem renda menor que um salário mínimo e meio.
Segundo o ministro da Educação, o índice de candidatos que comprovaram a inscrição foi de 92%, o que representa um índice recorde. Nos exames anteriores o índice de confirmação foi de 89%. Para o ministro, isso representa que o brasileiro está tendo o interesse de ampliar seus estudos, de forma que consiga entrar para a universidade.
Mercadante também considera que o aumento das inscrições está relacionado com o crescimento de programas na área de educação, além da obrigatoriedade do Enem para integrar projetos como o Ciência sem Fronteiras.
Agora, os candidatos vão receber no endereço fornecido no ato da inscrição o cartão correspondente. O documento trará data, número, local e hora da prova, além da língua estrangeira escolhida e demais informações sobre o exame.
As provas vão acontecer nas datas 26 e 27 de outubro no Distrito Federal e em todos os outros Estados. A nota do teste poderá servir para seleção dos candidatos através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para disputar vagas em, através do Programa Universidade para Todos (ProUni), em universidades privadas. Ao todo, 123 instituições já aderiram ao Sisu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário