Após se revelar o autor de uma série de vazamentos da Agência de Segurança Nacional (NSA) e de programas de espionagem dos Estados Unidos, o americano Edward Snowden foi condenado pelos republicanos e ameaçado de ser processado pelo diretor da Inteligência do país. Enquanto os defensores das liberdades civis classificam o ato de Snowden de heroico e corajoso, os republicanos pediram a sua extradição. Snowden está em Hong Kong desde 20 de maio.
Não houve reação imediata da Casa Branca, mas Peter King, o presidente da Comissão de Segurança Interna da Câmara pediu a extradição de Snowden de Hong Kong. Snowden está no Japão há 10 dias para divulgar os documentos ultra-secretos e dar entrevistas para o "The Guardian".
"Se Edward Snowden vazou de fato os dados da NSA como ele afirma, o governo dos Estados Unidos deve processá-lo em toda a extensão da lei e iniciar um processo de extradição para a data mais próxima", afirmou King, um republicano de Nova Iorque, em comunicado. "Os Estados Unidos devem deixar claro que nenhum país deve conceder este asilo individual. Este é um assunto de consequência extraordinária para a inteligência americana".
Um porta-voz do diretor Nacional de Inteligência, James Clapper, disse que o caso de Snowden foi encaminhado para o Departamento de Justiça e pela Inteligência dos Estados Unidos, que estava avaliando os danos causados ??pelas divulgações.
- Qualquer pessoa que tem um certificado de segurança sabe que ele ou ela tem a obrigação de proteger as informações confidenciais e cumprir a lei - afirmou o porta-voz Shawn Turner.
Snowden tinha um certificado ultra-secreto para ajudar a executar sistemas de computadores da Agência de Segurança Nacional, mas ele era um terceirizado, contratado pelo gigante de defesa dos EUA Booz Allen Hamilton. A empresa emitiu uma declaração classificando as revelações como "chocante" e comprometendo-se a cooperar com qualquer investigação.
"As notícias de que este indivíduo vazou informações confidenciais são chocantes e, mais precisamente, esta ação representa uma grave violação do código de conduta e valores fundamentais de nossa empresa. Nós vamos trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes e autoridades em sua investigação sobre este assunto".
Fonte Yahoo

Nenhum comentário:
Postar um comentário