segunda-feira, agosto 12

Brigada Militar treina oficiais para direção policial em situações de risco

Complexo do Porto Seco, em Porto Alegre, virou cenário para simulação de perseguições e situações de aquaplanagem


O 1º Curso de Direção Policial Preventiva da Brigada Militar entrou em sua última semana com aulas. Na manhã desta segunda-feira, o Complexo do Porto Seco, em Porto Alegre, virou espaço para treinamentos de perseguição em alta velocidade, desvios de obstáculos, deslocamentos em comboio e situações de aquaplanagem.

— Nestas aulas de direção, eles aprendem que os veículos são ferramentas de trabalho. Dessa forma, eles devem conhecer tais ferramentas em toda a sua potencialidade. Assim como devem conhecer os seus próprios limites diante delas — explica o coordenador do curso, major Luciano Moritz Bueno.

O curso, cujo a sede fica na Escola de Formação e Especialização de Soldado, em Montenegro, tem duração de 40 dias (360 horas) e também aborda disciplinas como mecânica, didática — uma vez que terão de repassar o conhecimento para oficiais de suas regiões — e psicologia.

— Há um sentimento natural do policial ao assumir o controle de um viatura policial. Ele acha que está a salvo, que vai ligar as sirenes e o giroflash e o mar irá se abrir. Sabemos que não é assim. E é preciso que ele afaste essa energia negativa que pode colocar qualquer operação em risco. Por isso, as aulas de psicologia também se tornam indispensáveis — afirma o major.


De acordo com o oficial, os 14 oficiais, que representam os comandos regionais de policiamentos ostensivos da BM, irão se formar, na próxima segunda-feira com conhecimentos teóricos e práticos que devem ser multiplicados nas regiões em que atuam.

Fonte: Zero Hora



Nenhum comentário:

Postar um comentário